quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Texto Narrativo



Reino de Nárnia

            Num belo dia de sol, estava eu sentado no meu sofá quando ouvi um barulho vindo do meu armário mas eu ignorei. Passado um bocado, o barulho aumentou, então eu fui ver o que se passava. Quando abri a porta do armário tropecei
lá para dentro e fiquei inconsciente.
            Quando acordei, estava num sítio completamente diferente, estava muito frio, havia neve por todo o lado e havia muitas árvores. Comecei a andar e encontrei uma casa pequena; corri até á casa mas, ao abrir a porta, apareceu-me uma criatura estranha à frente. Era um homem metade homem, metade touro.
-Quem és tu?- Perguntei eu assustado.
-Sou o Manuel o centauro.- Respondeu ele.
-Como vieste aqui parar?- Perguntou.
Depois de eu lhe explicar como tinha chegado lá, ele acolheu-me na sua casa agradável, entretanto ele contou-me que se eu não regressasse antes das dezanove horas tinha de ficar ali para sempre.
            Ele ajudou-me a encontrar o armário e eu consegui voltar para casa antes das dezanove horas.

Leonardo Lopes, Nº 21

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Cartoon



O cartoon representado na imagem é sobre a poluição e o autor é Bennett.
A imagem apresenta o fundo de um mar, conchas e outros materiais e também um nadador com uma botija de oxigénio com um peixe a sua frente com uma botija a dizer «water».
A intenção crítica é a poluição, pois hoje em dia as pessoas não têm cuidado com o lixo. As pessoas não têm muita preocupação com os mares, oceanos, entre outros. Os nossos animais vivem lá e têm de ter o seu meio ambiente limpo. Por isso é que o peixe está a usar aquela botija a dizer «water», pois ele tem de ter água limpa para sobreviver.
A minha opinião sobre a eficácia da mensagem é que é muito importante limpar os mares, oceanos, entre outros. Deve chegar está mensagem a todo o mundo, pois não somos só nós a viver nele, existem outros animais. Temos de ajudar este mundo para ele ficar melhor. 
João Correia. Nº 18

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O Comentário



O ABANDONO DOS ANIMAIS 

  O autor do cartoon que selecionei é o Rodrigo e o tema refere-se ao abandono dos animais!
   Ao fundo do cartoon, conseguem-se ver contentores de lixo, onde se pode ler “Embalagens” , “Papel” e ainda podemos observar que existe um outro para “Cães”. Mais à frente, há um homem com um cão nas mãos cuja  intenção será "reciclar" o pobre animal.
   A possível intenção do autor seria criticar todas as pessoas que, a dada altura, abandonam os seus companheiros, normalmente  quando vão de férias e não os podem levar para os hotéis.
   Este texto icónico é eficiente porque, caso haja alguém que já tenha feito algo do género, poderá refletir sobre o seu ato. 

Diogo Leal, Nº15

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Entrevista


Na minha infância 
Maria Isabel Ferreira Queirós Conceição
                    Durante 20 anos, Maria Isabel tem-se dedicado à estética que adora. Isso faz com que ela esteja sempre muito sorridente. Tirou o curso de esteticista e, desde sempre,  tem estado ligada a essa área. Nasceu no Porto mas atualmente vive em Gaia, com a sua família.


      Entrevista feita por Daniel silva 
1) Enquanto andou na escola, gostou de la estudar?
 Sim,  embora  se fosse hoje aproveitaria mais.
2) Na escola, gostava mais de estudar ou brincar com os seus (suas) colegas?
 Ambas as coisas, mas cada coisa no seu lugar.
3) Ao longo, dos anos escolares, já levou alguma falta disciplinar?
 Já se passaram alguns anos e a memória já falha, mas penso que não.
 4) Quando tirou o seu curso achou-o difícil?
                  Quem corre por gosto não se cansa e, ao contrário do que as pessoas pensam, requer muito estudo, porque é um curso bastante completo.
 5) Se hoje pudesse escolher escolheria o mesmo curso?
                  Sim, sem dúvida. (…) Quando se faz o que se gosta, não é trabalho.
 6) Um conselho para quem ainda estuda?
Façam sempre o vosso melhor, esforcem-se diariamente porque o esforço de hoje, será o vosso futuro amanhã. Sejam felizes!
Agradecemos imenso por esta entrevista, senhora Maria Isabel…
Daniel Silva, nº12